Ladies and germs, é oficial!
Estou romenizado! :)
"Romenizado...?" - perguntais vós... Não será romanizado, como que advindo daquele processo de aculturação resultante das invasões do império romano, cuja influência se nota ao nível da língua, costumes e arquitectura, entre outros...?
"Não!" - Respondo energicamente - "Eu estou Romenizado!"
A "Romenização" deriva tal, como a romanização, de um processo de aculturação, mas não da cultura romana, nem como resultado das invasões romanas, mas sim de um processo de absorção da língua e cultura romenas, e consequência de uma incursão lusitana ao reino da Valáquia!
Pois é, 4 meses e picos de permanência por estas bandas resultaram nisto.
Se numa primeira fase explorei a língua romena, tendo aprendido a comunicar no dialecto local, numa segunda fase resolvi experimentar a cultura cá do sítio!
E a prova da integração com as gentes e costumes locais não é nem mais nem menos do que a ida a um "Gratar" com a malta cá do escritório! :D
Um "Gratar" é uma espécie de barbecue ou churrasco, com algumas pequenas particularidades.
A escolha do local processa-se de forma mais ou menos idêntica ao que estamos habituados, ou seja, pega-se na "maşină" (carro), vai-se até um local propício, tal como um vale com um ribeiro ladeado de montanhas e florestas lindíssimas, monta-se um grelhador, faz-se uma fogueira e "abanca-se" na erva sem grande pudor! Até aqui tudo igual.
Óspois é que vêm as diferenças.
Para começar bebe-se um copito ou outro de "Ţuică" ou "Palincă", uns destilados fortemente alcoólicos que são de muito agrado das gentes cá da terra.
Depois viram-se umas "beri" de meio litro (sim, porque minis bem fresquinhas com muita bolhinha boa é coisa desconhecida por estas bandas, aqui a cerveja quer-se grande, morna e sem gás...) enquanto se assa a carne, o "mici" ou o "peşte", que no nosso caso eram "păstrăvi" (trutas).
Há também umas entraditas, como "telemea" acompanhado por "slănină", aka "şuncă", "roşi" şi "ceapă".
Opáh, agora escapou-se-me a escrita para o romeno... Sinais da "Remenização" de que falava anteriormente...
Pois esclareça-se que "telemea" é um tipo de queijo, "slănină" ou "şuncă" é uma espécie de bacon, "roşi" é tomate e "ceapă" é cebola.
Aqui surge outra diferença. Não há cá aquela coisa de ir comendo a carne ao mesmo tempo que se grelha. Por estas bandas é cada coisa de sua vez! Resultado, a carne já não está assim tão quente quanto isso quando chega a hora de comer!
E mais, com a "Ţuică", "Palincă" e cerveja que se vai emborcando, quando chega a hora de dar algum aconchego ao estômago, é bem possível que já se esteja um tanto ou quanto inebriado...
Mais diferenças... A atitude!
Num "gratar" romeno dança-se e canta-se, isto é uma grande festa, e com o avançar da hora, vão-se botando uns copitos abaixo, e ainda se canta e dança mais...
E dança-se, dança-se, dança-se...
Faz-se a dança do pinguim, uma e outra vez, para ajudar a diluir o álcool!
Tenho de acrescentar que acho que tive alguma sorte com a nossa equipa aqui em Sibiu.
Eles são impecáveis, muito afáveis e simpáticos, sempre prontos para dar uma mãozinha se for preciso, e isso também se viu no gratar!
Enfim, é uma experiência muito interessante e se for feita bem ao estilo romeno, é uma experiência um tanto ou quanto inesquecível, também em parte por causa da ressaca do dia a seguir, caso não se tenha cuidado com a bebida...
Aconselho vivamente a experimentar!
O próximo ficámos de ser nós a organizar, e para o efeito já trouxe para cá uns tremoços e uns chouriços dos bons (porque os de cá... Jasus... :p Os "cârnaţi" deixam muito a desejar, sabem todos a salame...), fica só a faltar é uma boa pinga lusitana, mas isso se calhar vai ter de esperar...
Durante o barbecue aproveitámos para ir dar umas voltas pelas proximidades para ver a natureza, e encontrámos alguns exemplares bem gordos de salamandras!
Muito simpáticas e afáveis, e um tanto ou quanto viscosas também! ;)
Prá próxima experimento gratar uma para ver a que é que sabem! Ehehehe!
Fica então aqui o convite, para quem estiver interessado, para virem cá fazer uma visita a terras ciganas experimentar um dia na pele de um romeno!
La revedere! ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário